Header Ads

Disputa entre Simone Tebet e Renan Calheiros pode ser uma tática ardilosa

Os senadores Renan Calheiros e Simone Tebet, que são do mesmo partido, o MDB, estão em disputa pela vaga de presidente do Senado. Na corrida pela cadeira também estão muitos outros, dentre eles Esperidião Amin, do PP-SC e até o ex-presidenciável Álvaro Dias. Contudo, até o momento, o foco parece ficar apenas com o partido que já ocupa a cadeira atualmente.


Muitos enxergam a disputa entre os dois senadores do mesmo partido como uma divisão interna, e é claro que até pode ser o caso. No entanto, é preciso ver e compreender a forma como o MDB opera sua política de coalizão.

Uma informação que pode ser útil, antes de prosseguirmos, é a seguinte: Desde a redemocratização, ou seja, desde 1985, quase todos os presidentes do Senado foram do MDB. A única exceção é para Antônio Carlos Magalhães (PFL), que presidiu a casa entre 1997 e 2001. Aliás, um ex-senador falecido que já presidiu a casa foi Ramez Tebet, que era o pai de Simone.

Diante do exposto fica claro que o MDB se esforça muito para manter o controle do Senado Federal, e com isso é possível começar a observar os movimentos políticos de forma um pouco mais madura. E se a candidatura de Simone, em vez de um racha no partido, significar na realidade mais chances de o partido permanecer com o controle da casa? 

Renan Calheiros está bem desgastado, sua trajetória política é diretamente ligada ao PT, ele tem inúmeros processos que nunca se desenrolam na Justiça. De certa forma Renan se tornou um tanto tóxico, pega mal apoiá-lo publicamente, e mesmo que o atual governo esteja alinhado com o MDB, não dá para se alinhar publicamente com Renan sem ser contagiado. 

Simone Tebet é a candidata à vaga que parece ter vindo para ser contraponto. Enquanto Renan é claramente contra a Lava-Jato, a prisão em segunda instância e outros temas caros a muitos, Simone defende tudo isso em seus discursos. Ela poderia ser uma candidata que o atual governo apoie, e talvez seja isso o que busca o MDB. 

Entenda que nem estou fazendo juízos de valor sobre Simone, ela pode ser boa ou pode não ser. Mas quando se trata de MDB sempre devemos ficar atentos com essas artimanhas.
Tecnologia do Blogger.